segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Alpinista brasileiro sofre acidente e pode estar morto

Bernardo Collares, vice-presidente da Confederação Brasileira de Escalada, fraturou a bacia em montanha argentina




Bernardo Collares em ação
O alpinista brasileiro Bernardo Collares sofreu um grave acidente na montanha FitzRoy, considerada uma das mais difíceis de ser escalada na região da Patagônia, na Argentina. Ele fraturou a bacia e sofreu hemorragia, e as chances de Bernardo ser encontrado com vida são praticamente nulas.
Aos 46 anos de idade, o alpinista estava com a escaladora Kika Bradford quando sofreu a queda e se machucou. Kika ainda tentou carregá-lo de volta para baixo, mas, como não conseguiu, deixou Bernardo no local e foi buscar socorro no povoado mais próximo.
A brasileira demorou dois dias para encontrar ajuda, mas as autoridades argentinas, médicos e outros alpinistas disseram que não fazia sentido voltar ao local onde Bernardo está para tentar resgatá-lo e cancelaram a busca. Além do ferimento, o alpinista teve que enfrentar uma tempestade na montanha perto da cidade de El Chaltén, sendo praticamente impossível encontrá-lo com vida.
O monte FitzRoy é uma agulha de granito e sua perigosa escalada é considerada uma das mais técnicas da Argentina. Apesar do acidente, Bernardo sempre foi visto como um alpinista experiente por outros escaladores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário